• Design Gráfico
  • Ilustrações
  • Fotos
  • Web Design
  • Banco de Dados

Design Gráfico

Forma de comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre 'imagem' e texto. Trata-se de um conjunto de técnicas que estende a diversos meios impressos de comunicação, como:

  • Identidades corporativas (Branding);
  • Design de embalagens (ou Packaging Design);
  • Design editorial;
  • Sinalética (ou Sinalização);
  • Tipografia;

Áreas do conhecimento

O estudo do design gráfico sempre esteve ligado à outras áreas do conhecimento como a psicologia, teoria da arte, comunicação, ciência da cognição, entre muitas outras. No entanto o design gráfico possui um conhecimento próprio que se desenvolveu através da sua história, mas tem se tornado mais evidente nos últimos anos. Algo que pode ser percebido pela criação de cursos de doutorado e mestrado, específicos sobre design, no Brasil e no resto do mundo.

Ilustrações

Ilustração é uma imagem pictórica utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico. São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda. Mas existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.

Logotipos

Refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.

Desenho Vetorial

Elaboração de imagens a partir de descrições geométricas de formas, técnica utilizada para criação de mascotes, logomarcas, cartões, estampas, desenhos em geral.

Design de Interiores

É uma técnica cenográfica, visual e arquitetônica de composição e decoração de ambientes internos (cômodos, casas, residências, escritórios, palácios etc.). Consiste na arte e prática de planejar e arranjar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina.

Design 3d

São imagens tridimensionais que imitam a realidade. É basicamente a criação de formas, objetos, personagens, cenários. Para elaboração são utilizadas ferramentas computacionais avançadas e direcionadas para este tipo de tarefa, como 3DS Max.

Tratamento de fotos

Corrigir, retocar ou remover imperfeições, ou ainda ajustar a cor em uma imagem. Em um tratamento de imagem também pode haver remoção, troca ou alterações de fundo e modificações de vários tipos para atender a necessidade da utilização. Fotos antigas podem ser recuperadas, recobrando suas características originais. O mesmo pode ocorrer com filmes ou imagens em movimento, que podem ser tratadas para recuperação ou mesmo modificação. O Ato de tratar uma imagem está ligado diretamente a saída da mesma, seja uma impressão em gráfica ou uma foto o procedimento final para fechamento do arquivo tratado é fazer os ajustes de acordo com a sua reprodução.

Web Design

A criação do layout de um website precisa transmitir a informação desejada com eficiência. É preciso que o layout seja um elo de comunicação com o usuário, que sua linguagem seja condizente com o objetivo do site.

Cada elemento inserido em um website deve ter um objetivo, a perfeição de um website se atinge quando não há nada a ser retirado e não quando não há nada mais a ser inserido. A maioria dos layouts antigos dos sites da Web eram feitos com tabelas na linguagem HTML, porém esta forma é inapropriada pois tabelas devem ser utilizadas apenas para exibir dados tabulados. Entretanto existem layouts que são completamente produzidos sem a presença de tabelas, sao os famosos "tableless" e esta sim é a melhor forma de estrutura para layouts.

Áreas do conhecimento

  • CSS: CSS ou Cascading Style Sheet é um componente vital do processo de desenvolvimento web, pois permite um controle modular sobre as páginas web.
  • PHP: O PHP serve para dar dinamizar, ou seja, dar movimento à pagina, isto para que seja possível haver interação com o usuário conectando com diversos bancos de dados, também faz sistemas de controles estatísticos, bate papos, fóruns, portais, enquetes, blogs, entre outros sistemas conhecidos.
  • HTML 5: Através do HTML 5 podemos criar páginas com mais controle de interações com os usuários, permitindo que a internet se comporte de um jeito diferente.
  • Actionscript 3.0: Programação que roda basicamente nos aplicativos desenvolvido em produtos da Adobe, como o Flash, ele permite interatividade, manipulação de dados.

Banco de Dados

Através do MySQL, sistema de criação de banco de dados conhecido por sua facilidade de uso e também por sua capacidade de rodar em vários sistemas operacionais, podemos criar qualquer tipo de banco de dados, atingindo desde necessidades simples até as mais complexas.

Qual a necessidade de se ter um banco de dados no meu site?

Todos sabem que as organizações, por menor que sejam, possuem quantidades cada vez maiores de dados e informações a armazenar e isso aumenta cada vez mais. Todavia, a manipulação destas informações se tornou impossível de ser realizada manualmente (via papéis, principalmente), pois sua utilização além de demorada (devido à catalogação dos dados) é passível de erros principalmente ocasionados pelo desgaste do operador em conseguir resgatar informações requisitadas, além disso, também a perda de informações. Nesse sentido, torna-se mais fácil encontrar a informação numa base de dados que recorre a uma das tecnologias de informação de maior sucesso e confiança. Ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores. Hoje a organização não precisa mais ter aquelas salas grandes como vários arquivos e instantes para armazenar esses dados, basta ter pelo menos um computador para armazenagem de forma mais fácil e organizada.

Qualquer empresa que pretenda garantir um controle efetivo sobre todo o seu negócio, tem obrigatoriamente de recorrer a sistemas de gestão de bases de dados.